Como Abrir uma Empresa em Santaluz

A abertura de uma empresa em Santaluz é um processo que requer ajuda especializada, para que seja possível seguir todos os passos necessários e evitar erros ao longo do processo.

Afinal, são necessários vários documentos e todos eles são solicitados por etapas, junto aos órgãos responsáveis.

O que demanda tempo, investimento na quitação de taxas e conhecimento sobre a preparação para que possa solicitar os documentos pertinentes e progredir na abertura do negócio.

Por isso mesmo, nós trouxemos o passo a passo em detalhes, para que possa identificar como se preparar da melhor forma para a abertura de sua empresa em Santaluz. Confira tudo a seguir.

Qual é o passo a passo para abrir uma empresa em Santaluz?

A abertura de uma empresa em Santaluz requer que o empresário siga um passo a passo, para que possa ter um bom resultado em termos de obtenção de toda a documentação necessária. Nós listamos os passos que vão te auxiliar, confira:

1.     Elabore seu plano de negócios

O plano de negócios é um guia para todos os próximos passos em sua empresa. Por isso mesmo, ele é um material determinante, que te ajuda a entender a dinâmica de abertura do negócio.

É importante que o documento tenha informações essenciais, para que sempre possa recorrer a ele quando houver necessidade, confira:

  • Descrição detalhada de sua empresa e diferenciais dela;
  • Público-alvo de seu negócio;
  • Produtos ou serviços que serão vendidos;
  • Plano de marketing;
  • Plano financeiro;
  • Análise de mercado detalhada e análise de sua concorrência;
  • Plano operacional;
  • Análise de potenciais fornecedores.

Empresas que não iniciam suas operações com um bom plano de negócios estão fadadas a dificuldades. Afinal, o documento dá noção de quais são os passos que o empresário deve seguir. Além disso, é preciso usar o documento para entender como o mercado funciona e quais são os diferenciais da sua empresa ao se inserir nesse mercado.

Justamente para que possa crescer de forma acelerada, aproveitando o fato de ter enxergado oportunidades que farão da sua empresa um verdadeiro sucesso no mercado.

2.     Definição do modelo de negócio

Cada empresa atua em um modelo de negócio, seja economia colaborativa, franquia ou marketplace, por exemplo. Existem vários modelos nos quais seu negócio poderá se encaixar.

3.     Contrate um contador

A contratação de um contador é necessária para ter suporte de um expert na abertura do negócio. O profissional poderá analisar seus objetivos e te auxiliar a entender quais são os próximos passos para abrir o negócio de forma legalizada.

Além disso, o expert consegue analisar a viabilidade financeira, auxilia no processo de regularização e emite documentos essenciais para que seja possível abrir sua empresa.

4.     Definição sobre o tipo de empresa

Com a ajuda do contador é possível identificar qual é o melhor modelo de abertura do negócio, seja MEI, ME ou EPP.

Cada empresa tem uma realidade. Afinal, o tipo de atividade a ser desempenhada, o projetivo de faturamento e outros detalhes interferem diretamente no tipo de empresa que será mais adequado abrir.

Ter clareza sobre seus objetivos, entender o mercado e consultar o contador são fatores que vão definir com clareza qual é o tipo de empresa mais indicado para que você possa abrir.

5.     Determine a natureza jurídica da empresa

Após compreender qual será o tamanho inicial da empresa e o potencial de lucro no primeiro ano, é a hora de determinar a natureza jurídica da empresa.

Considerando os sócios, investimento inicial no negócio e uma série de outras informações sobre a empresa é possível determinar com clareza a natureza jurídica da organização.

6.     Definição das atividades exercidas

É importante listar as atividades que serão exercidas através da lista de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Toda empresa brasileira precisa ter uma atividade principal e pode ter várias outras atividades listadas como atividades secundárias.

7.     Determinação do regime tributário

Toda empresa precisa estar listada em um regime tributário que faça sentido para o negócio. Geralmente pequenas empresas optam pelo Simples Nacional, que é mais vantajoso.

Todavia, dependendo de qual é a atividade desempenhada na empresa, o regime tributário escolhido poderá ser o Lucro Presumido ou Lucro Real.

É importante ter a ajuda de um bom contador que seja especializado em sua área de atuação, para que ele possa auxiliar a aproveitar isenções e benefícios oferecidos pelo regime tributário mais adequado para seu negócio.

8.     Elaboração do contrato social

O próximo passo da abertura de sua empresa em Santaluz é justamente a elaboração do contrato social.

O documento funciona como uma certidão de nascimento de sua empresa. O que demanda que seja elaborado em conformidade com o acordado entre os sócios, deixando claro a porcentagem de cada um e o valor de investimento inicial.

9.     Faça o registro na Junta Comercial

Na sequência, é preciso realizar o registro na Junta Comercial, para que possa ter a legalização da empresa. Para tal, será preciso levar o RG e CPF, comprovante de endereço e os sócios casados precisam apresentar certidão de casamento. Além disso, é preciso apresentar a cópia do IPTU do local onde a empresa será instalada.

Portanto, é necessário que o local já esteja definido, para que possa obter a documentação junto a junta comercial.

10.  Alvarás

É necessário obter o alvará de funcionamento dependendo de qual é o tipo de empresa que está abrindo.

O contador faz toda a diferença para que você entenda se realmente é preciso solicitar alguns tipos de alvarás como o sanitário, que tem íntima relação com o tipo de atividade exercida.

11.  Inscrição Estadual ou Municipal

Dependendo de qual é o seu negócio, será preciso fazer a inscrição do Estado ou do Município. O contador é o profissional indicado para avaliar a inscrição que se faz necessária.

Aproveite todo o suporte da LiderWork

Agora que já sabe mais sobre como abrir uma empresa em Santaluz, conte conosco ao longo do processo.

Ter uma consultoria que te auxilia a lidar com todas as etapas do processo é indispensável para que possa evitar erros e dar sequência ao longo da obtenção de todos os documentos necessários. Afinal, é um processo em que cada órgão expede a documentação de acordo com o que já foi liberado na etapa anterior.

Portanto, é indispensável ter um guia que te orienta na abertura de sua empresa e auxilia a lidar com a burocracia.

Entre em contato conosco, obtenha seu orçamento e garanta que poderá abrir a sua empresa com o suporte ideal em Santaluz.

Ficou com alguma dúvida?

Preencha as informações ao lado que em breve
entraremos em contato com você.

Preencha o formulario ao lado, e receba